CERVEJAS: Tipos de cervejas.

Existem no mundo mais de 120 tipos de cervejas diferentes, mas basicamente são 3 as famílias que imperam no universo cervejeiro: Ales, Lagers e Lambics.
Nesse primeiro momento, estaremos tratando das duas primeiras famílias, que são as responsáveis pela maior participação no mercado cervejeiro e são as cervejas com exploração comercial.
  • ALES
As cervejas do tipo Ale são as mais consumidas e populares do Reino Unido, sendo conhecidas como cervejas de alta fermentação, ou seja, as leveduras responsáveis pela fermentação sobem a superfície no final do processo, que chega a tingir temperaturas de entre 15 e 24 c.
São as cervejas mais antigas, sendo que esse processo foi o único até meados do século XIX.
Como na Idade Média, os monges foram os maiores responsáveis ela fabricação de cervejas, atribuiu-se o nome ALE da palavra ALU, que significa em anglo-saxão, extâse religioso.
Na família das Lagers, podemos encontrar as cervejas que hoje em dia apresentam conotação gastronômica, como as Weizen (Trigo), India Pale Ale, Red Ale, etc.

  • LAGERS
A família das Lagers compreende exatamente o inverso descrito no item acima, ou seja, as leveduras da cerveja são finalizadas no processo de fermentação  na parte inferior dos tanques. As LAgers são chamadas de cervejas de baixa fermentação, primeiro em função do processo da levedura descrito acim, que ficam depositados na base dos tanques e pela temperatura necessária para este processo, em torno de  6 a 12 C.
Provavelmente originária da Baviera, tem a sua  maior característica o nome, pois em alemão a palavra Lager significa armazenar. A história desta cerveja remonta a meados do século XIX, pois esse tipo de cerveja necesita de baixas temperaturas, e nesse caso, essa cerveja só possui produção no inverno e no verão a cerveja era enviada para"armazenamento" nas montanhas.
Tipicamente, na família das Lagers encontram-se as cervejas Pilsen, largamente consumidas no Brasil, sendo consideradas cervejas de consumo, mas com grandes representantes na República Tcheca, Alemanha, Brasil, etc., sendo cervejas consideradas "refrescantes" com colaração amarela, espuma de pequena a média intensidade e na maioria dos casos baixo amargor.

Procurando algo...